• Asiatica
  • Agende aqui
  • Servicos
  • Dicas
  • Atendimento
  • Na Midia
  • Revisão
banner

Dicas

MANUTENÇÃO PREVENTIVA E PREDITIVA


Manutenção preventiva é a manutenção conhecida como programada, com o objetivo de aumentar a eficiência dos equipamentos dos veículos, além de reduzir a quantidade de reparos inesperados. Isso garante o bom funcionamento do veículo e evita riscos dele permanecer sempre reparando ou tendo um possível dano que o levará a maior avaria.
Este procedimento permite a identificação precoce de problemas e aumenta significativamente o seu ciclo de vida, reduz as necessidades de despesas não programadas e permite melhor planejamento.
Já a manutenção preditiva tem como principal benefício econômico desta manutenção é um tipo de programa baseado no estado real do de quando será necessário o próximo check-up, a fim de minimizar os custos e a durabilidade das peças ou do equipamento. O importante é verificar o quanto de desgaste já ocorreu e a projetar sua resistência para estabelecer um alerta ou um determinado reparo de forma a não ultrapassar seu tempo de desgaste e/ou uso.
Independentemente do programa de manutenção adotado, o objetivo é fazer com que o equipamento se torne o mais disponível possível e mantenha seu desempenho dentro do estabelecido, além de prolongar ao máximo seu ciclo de vida, e que isso ocorra a um custo economicamente viável.
Cabe ressaltar que não devemos confiar apenas em soluções de manutenção preditiva para reduzir despesas, especialmente em se tratando de equipamentos/peças de elevado valor ou principalmente, se a segurança do usuário e família estiver em jogo. Para isso, as ações de manutenção preventiva são mais indicadas, principalmente pela inspeção e coleta de dados contínuos referentes a possíveis falhas que implicariam em uma possível parada ou danos no funcionamento do veículo.


<< VOLTAR